Quem somos

.

31 de julho de 2011

WebTV- Canal Restaurados pelo Amor

Assista ao VIVO 
 Seminário de Vida no Espírito 
 Grupo de Oração S. José - Perus
Dia: 06 de Setembro  Terça- Feira
Horário: a partir das 20:00h
 Participe deixando seu 
pedido de oração em nosso Chat

27 de julho de 2011

Formação 3ª Parte: Os Católicos Adoram Imagens?

13- Ter uma imagem em casa é pecado?
Claro que não, se assim fosse, seria pecado ter a foto da sua mãe, do irmão, etc.

14- Não ter uma imagem em casa é pecado?
Também não, porque para o cristão católico, o importante não está numa imagem, mas no coração, porém é recomendável que se tenha em casa, a cruz e as imagens de Jesus e Maria como símbolos da nossa fé.

15- O que é ser Santo?
Só Deus é Santo! (Is 6,3), porém nós pela encarnação de Jesus e pela graça do Santo Batismo participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiada pelo Espírito Santo, obediente à Palavra de Deus, que põe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da Igreja! O próprio Deus nos faz esse convite: "Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo". (Lv19,2; 1Pd1, 13-16). Segundo a Bíblia, os santos não morrem mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus, numa celebração sem fim. (Ap7,9-17). A Igreja nos ensina: "Os Santos sejam cultuados na Igreja segundo a tradição. Suas relíquias autênticas e imagens  sejam tidas em veneração. Pois as festas dos Santos proclamam as maravilhas  de Cristo operadas em seus servos e fiéis os exemplos oportunos a serem imitados". (SC. nº 111 - Concílio Vaticano II).

16- É importante para um(a) cristão(a) da Igreja Católica.
a) Praticar os mandamentos da lei de Deus;
b) Participar da  Comunidade Eclesial oferecer o dízimo para sua manutenção;
c) Ler a bíblia, praticar e ensinar a Palavra de Deus;
d) Rezar todos os dias, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs;
e) Adorar ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, venerar a Virgem Maria e os Santos;
f) Aceitar e seguir Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador;
g) Viver a graça de Cristo pelos sacramentos;
h) Fazer caridade, praticar a justiça, amar, acolher e perdoar a todos;
i) Não discutir com ninguém por causa de religião, mas respeitar a todos, mesmo quando não somos respeitados;
j)Ser fiel a Deus, seguindo a Jesus Cristo na sua Igreja que é a Igreja dos Apóstolos;
k) Ser missionário(a), isto é, anunciar Jesus Cristo vivo pelo exemplo e pela palavra;
l) Converter-se significa: Mudar de vida (Rm12, 1-2) e não mudar de religião (Gl1, 6-9).

"Quanto a mim com justiça verei a Tua face;
 ao despertar, eu me saciarei com a Tua imagem". (Sl 17,15)






Deixe seu comentário...






Pe. Valdiran Santos

18 de julho de 2011

Formação 2ª Parte: Os Católicos Adoram Imagens?

8- No templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura?
Sim, o templo de Deus, construido ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1Rs 6, 23-36; 2Cr 3, 10-14).

9- Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens?
- Ex 25, 18-22; Ex 37,7- Deus mandou fazer imagens de querubins;
- Nm 7, 89; 2Sm 6-2- Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins; 
- Nm 21, 4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze; -
-1Rs 6- 23-35; 2Cr 3,10-14; Ez 41, 17-20 e Ez 43, 4-6 - O templo de Deus em Jerusalém, está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins. Jo 3-14 - Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz.

10- Por que se sua imagens na Igreja Católica?
Por que a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade ao Evangelho de Cristo, a  Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

11- O que a Igreja ensina sobre as Imagens sagradas?
"As imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos. Sejam lhes prestadas veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida." (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787). 
E ainda: "Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fiéis; com tudo, sejam expostas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas. " SC nº 125 (Concílo do Vaticano II - ano 1962/1965).

12- Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos Santos na Igreja?
Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do ímpério romano contra os cristãos que escondidos nas catatumbas de Roma pintavam  e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, e Maria, dos apóstolos; de cenas bíblicas e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradiação Cristã e Católica.
"Antigamente Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem, Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer iagem daquilo que vi de Deus (...) com o rosto descoberto, comtemplamos a glória do Senhor". (S. João Damasceno, imag.1,16-93 - obra citada in CIC nº 1159).



Pe. Vandiran Santos
Deixe seu comentário...

13 de julho de 2011

Formação 1ª Parte: Os Católicos Adoram Imagens?


       Nós adoramos ao Pai
      ao Filho e ao 
      Espírito Santo!

        


         A Jesus no Santíssimo
       Sacramento da Eucaristia!


1-O que é imagem?
Imagem: palavra de origem latina, imaginare, que significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim são imagens, uma estatátua, uma pintura, uma fotografia, etc.

2-O que é adorar?
Adorar: também vem do Latim, adorare, que significa prestar culto máximo a divindade (latria); amar extremamente e reconhecer Deus como único e Senhor do Universo.

3-O que latria?
Latria é o mesmo que adorar, idolatria é adorar ídolos.

4- O que é venerar?
Venerar: igualmente de origem latina, venerare, significa reverenciar, ter grande consideração, respeitar, honrar,. É o culto dado a Virgem Maria e aos Santos.

5- O que é ídolo?
Ídolo é tudo que torna ou ocupa o lugar do verdadeiro Deus (Ex32, 1-5; Sl 105, 19-20). Os maiores Idolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens; quando causam injustiça e morte. Na bíblia, ídolo é como um nada, é igual a esterco.

6- Porque Deus proibiu fazer imagens?
Porque muitos povos vizinhos do povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cobra, bezerro, baal, madurc). Enquanto o povo de Deus é chamado a adorar a Javé, o Deus único de Israel.

7- Porque Deus mandou fazer imagens?
Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus; são como setas que nos apontam o caminho que é Cristo (Ex 25, 18-22; Ex 37, 7-9; Nm 21, 4-9)


Pe. Valdiran Santos

Deixe seu comentário...

6 de julho de 2011

Balada Jovem Cristã

A Balada Jovem Cristã é hoje uma nova forma de evangelização, em suas mais diversas formas de existir, podemos encontrar jovens que antes não tinham lugar na Igreja para expressar sua alegria e hoje estão aos poucos sendo inseridos na comunidade paroquial através do pastoreio de amigos de caminhada. Sua organização básica conta com diversos shows de música católica ao vivo intercalados por muita música eletrônica, conta também com apresentações de danças e teatro além de espaços reservados para lanches, e muito bate-papo, tudo isso sem drogas e sem bebidas alcoólicas.


Restaurados pelo Amor - Padre diante desta festa que a juventude fez aqui na Paróquia, podemos ver nos olhos deles a alegria. O que falta para estes jovens e outros estejam interagidos com a igreja?

 Pe. AécioPoucos sabem que dentro da nossa igreja pode ter essa alegria, aqui o jovem é jovem. Ninguém fica aqui dizendo tudo é proibido não, mas ninguém fica dizendo que tudo é permitido, os jovens que são acolhidos pela comunidade sabe dos limites e sabe também que pode ser alegre, que pode ser feliz e pode se divertir. Eu fico imaginando Jesus nas bodas de canaã, era uma festa ele transformou a água em vinho  para que os noivos não passasem vexame, Jesus era festeiro isso não quer dizer que nas festas a gente deva passar dos limites não, mas os limites da alegria, da fraternidade, do amor e da paz isso é ilimitado, então tem muita gente que não sabe que na igreja podemos ter um espaço tão fraterno repleto de paz, cheio de alegria e vida como nós estamos tendo aqui neste dia.

Restaurados pelo Amor  - Diante de tudo isso que a juventude vem vivendo dentro da sociedade, nós vemos muitas coisas ruins acontecendo com os jovens; a questão das drogas, do alcoolismo, e tantas outras coisas que tem feito com eles se percam, o que o senhor acha que ajudaria esses jovens a transformarem as suas vidas?

 Pe. Aécio – Graças aos Pe. Jesuítas e as comunidades da Anhanguera na nossa região, muitos jovens estão nas universidades publicas, o jovem que é esclarecido não cai nas drogas, não fica dando bobeira o jovem que é esclarecido é tão esperto quanto Jesus Cristo, esperto como a serpente e manso como uma pomba. Então a igreja tem que fazer como Jesus Cristo fez esclarecer a juventude, para ser esperta, ser inteligente, para estudar e se divertir, mas sabendo dos limites. Para que engravidar antes do tempo? Para que droga? Isso só leva para o buraco. Aqui tem alegria tem paz, tem diversão e não tem essas coisas que você vê por ai. O que nós temos que dizer para o jovem é que vale a pena ser jovem, vale a pena ser como Jesus, Jesus foi jovem também precisamos dizer isso, o que a sociedade diz é ilusão tudo de pressa, tudo hoje isso é ilusão, tudo tem seu tempo.
Aqui na Paróquia São José, lá no Centro Pastoral Santa Fé e nas comunidades a gente diz para a juventude “TUDO TEM SEU TEMPO” Devem estudar, divirtir, dançar, praticar esportes e quando chegar o tempo ter filhos, viver a vida a dois que é linda, mas tem que ser planejada não pode ser do jeito que a sociedade oferece por ai, isso é ilusão é cair no buraco, aqui nós falamos a verdade tem os limites, mas também tem alegria, felicidade, tem lazer, tem o divertimento é sadio.

Restaurados pelo Amor  - Como as propagandas falam, “AQUI A DIVERSÃO É GARANTIDA” ?

Pe. Aécio- Sem dúvida nenhuma, agora o que as propagandas falam é ilusão porque só querem abusar dos jovens; que roupa tem que usar, que musica tem que ouvir, o que tem que consumir, aqui não vamos nos divertir, mas sabendo que tem que estudar que tem um futuro pela frente que precisa ser construído e com responsabilidade.

Restaurados pelo Amor  Para finalizar, Padre qual o recado que o senhor deixa para todos aqueles que estão lendo esta matéria?

 Pe. Aécio - Temos que observar os sinais dos tempos e dar ouvido ao Espírito Santo, há meios e maneiras de se evangelizar e de fazer o evangelho chegar em todo lugar.



Entrevista Pe.José Aécio Cordeiro-Paróquia S. José




4 de julho de 2011

Expo Católica





Com o objetivo de promover o mercado de livros e artigos religiosos, a ExpoCatólica é uma vitrine que proporciona aos seus expositores a divulgação de sua marca e de seus produtos com uma ampla interação com o mercado consumidor.

Em expansão, o segmento religioso marca presença em diferentes realidades. São mais de 10.000 lojas de presentes e artigos religiosos espalhados pelo Brasil, tendo também livrarias especializadas que comercializam esses produtos. Além das mais de 30.000 casas religiosas entre paróquias e comunidades que são pontos potenciais de difusão da religiosidade.

Os dois primeiros dias da feira são disponíveis exclusivamente para o atacado, onde expositores, perante o público potencial, terão espaço para atuar na fidelização e busca de novos clientes. Nos dias abertos ao público consumidor é o grande momento de venda direta, para uma massa de mais de 20 mil pessoas.


Nós do Missão Restauração estaremos lá, em breve postaremos os nosso vídeo. Acompanhe conosco.

Missão em missão





Cenáculo da RCC- “Por causa de Tua palavra lançaremos as redes”


30° Cenáculo da RCC
No dia 10 de julho, à partir das 7:30 em frente à Catedral da Sé.
Iremos celebrar o Jubileu de Pérolas da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo. Será um evento profético.
OBS: entrada franca, basta estar com o coração aberto às bençãos e curas que serão derramadas